domingo, 16 de agosto de 2009

Em Portugal...

Em Portugal as mulheres são mais bonitas, os taxistas mais educados, os crimes menos hediondos. Em Portugal os homens são mais charmosos, a polícia mais tolerante, o jornalismo mais sério. Em Portugal, os cheques têm mais cobertura, a justiça é mais firme, os professores mais respeitados. Em Portugal, a comida sabe sempre à da nossa mãe, os árbitros são menos corruptos, as telenovelas menos mexicanas. Em Portugal a realeza é menos dispendiosa, os rios menos poluídos, as reformas mais justas. Em Portugal, o calor é mais suave, os condutores mais civilizados, os carteiristas mais educados.

Em Portugal o futebol não é assim tão importante, as rixas são menos fatais e os vizinhos mais cooperantes. A gasolina é mais barata, o petróleo não nos domina, as ambulâncias são mais rápidas. Em Portugal as listas de espera não existem, os hotéis deixam-nos dormir até tarde, na praia a bandeira está sempre verde.

Em Portugal a máfia não existe, as ruas são mais seguras, os políticos mais sérios. Em Portugal não há má-língua, os bordeis são mais asseados, as prostitutas mais finas. Em Portugal os impostos são mais baixos, os prémios mais altos, os natais mais felizes. Em Portugal o sucesso é menos efémero, o fado tem mais alma, os domingos são menos tristes. Em Portugal o peixe é mais fresco, a carne é mais tenra, a vizinha do lado mais prazenteira.

Em Portugal , as beatas são menos fundamentalistas, os santos mais puros, os pecados menos graves. Em Portugal, as férias de verão são maiores, as saias mais curtas, a água mais quente. Em Portugal a noite é mais longa, os dias mais claros, os bifes mais bem passados por favor. Em Portugal os semáforos são mais lestos, os vinhos mais castos, os vendedores mais honestos. Em Portugal a inveja não vende, o amor não se rende, a infidelidade é uma invenção que desconhecemos.

Em Portugal, como se vê, é possível escrever tudo o que se quisermos e mentir impunemente num texto como este.

Fernando Alvim no blog "Espero bem que não"

Sem comentários: