sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Carlos Paião, 20 anos depois...



Carlos Paião nasceu em Coimbra, em Novembro de 1957. Licenciou-se em Medicina, mas nunca exerceu a profissão, enveredando antes por uma carreira no mundo da música. Em 1981, ganhou o Festival RTP da Canção com o tema "Play-Back", que vendeu em Portugal 80.000 cópias. Em 1983, com Cândida Branca Flôr, também incluída neste CD com a canção "Trocas e Baldrocas", alcançou o 2º lugar no referido certame. Na televisão, colaborou com Herman José no programa Hermanias (1984) e anteriormente tinha feito equipa com António Sala e Luís Arriaga em O Foguete. Mais tarde, voltaria a colaborar com Herman José em Humor de Perdição, para o qual compôs "Bamos lá Cambada", e escreveu os textos da personagem Estebes. Compôs para Amália Rodrigues, Herman José ou Cândida Branca Flor.
A 26 de Agosto de 1988 e com apenas 30 anos, a caminho de um espectáculo em Penalva do Castelo, morre em um violento acidente de automóvel, na antiga estrada EN1, actual IC2, perto de Rio Maior. Na altura, surgiu o boato de que na ocasião de seu funeral não estaria morto, mas sim em coma, porém a violência do acidente por si nega o boato, pois a sobrevivência a este seria impossível. No entanto, o boato sobre o artista ter sido sepultado vivo permanece até os dias actuais. Nesta altura, estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de quinhentas canções, tendo sido homenageado em 2003, com um CD comemorativo dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois (Valentim de Carvalho).

20 anos após a sua morte, o legado de Carlos Paião está mais vivo que nunca.
Considerado um dos maiores compositores portugueses, Carlos Paião e a sua música são intemporais, sobrevivendo a diversas gerações, sempre com muita saudade e sucesso. Prova disso são as novas versões de clássicos de Paião por artistas como Rui Veloso, Donna Maria, Mesa, Sam The Kid, Oioai ou The Vicious Five.


Alinhamento do disco:
01. Rui Veloso - Cinderela
02. Tiago Bettencourt e Mantha - Pó de Arroz
03. Donna Maria - Vinho do Porto
04. F - Cegonha
05. Pólo Norte - Eu não sou Poeta
06. Per7ume - Versos de Amor
07. Balla - Não há duas sem três
08. Mesa - Senhor Extraterrestre
09. Loto - Telefonia
10. M.A.U. - Ga-gago
11. Sam The Kid - Playback (Instrumental)
12. 4Taste – Playback
13. Oioai - Discoteca
14. The Vicious Five - Zero a Zero

As primeiras 2 músicas do CD, Cinderela por Rui Veloso e Pó de Arroz por Tiago Bettencourt, já podem ser ouvidas com regularidade na Rádio Comercial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi!
Já ouvi o "Xico Fininho" a cantar a Cinderla e achei fixe. Eu sou fã do Paião, forever! lol
Beijinhos, CJ